Sabe quando você visitava o dentista e, para colocar aparelho e fazer outros procedimentos, era necessário introduzir aquela massa na sua boca para fazer os moldes da sua arcada dentária? Bem, não era muito agradável, não é verdade? A boa notícia é que esse procedimento tem ficado cada vez mais ultrapassado graças a um novo procedimento muito menos invasivo e mais tecnológico: o escaneamento intraoral. Mas afinal, o que é o escaneamento intraoral e para que ele serve?
O escaneamento intraoral é um procedimento que registra imagens dos dentes, arcos, tecidos e demais componentes da arcada dentária. O processo é realizado da seguinte maneira: a ferramenta de escaneamento é inserida (método minimamente invasivo) nas áreas onde ficam as arcadas dentárias e gengivas, projetando uma luz que escaneia toda a área. Essas informações são passadas para um software que produz um modelo tridimensional das imagens captadas. Assim, é produzido um modelo virtual de toda arcada do paciente com muito mais precisão que, é claro, fica armazenado no computador do dentista.
Como falamos acima, o principal objetivo do escaneamento intraoral é substituir esse procedimento da moldagem da arcada dentária com a utilização da massa. O escaneamento é uma ferramenta poderosa que auxilia no diagnóstico e tratamento de várias condições que podem atingir o interior da boca, a arcada dentária e as gengivas. Além dos moldes para os aparelhos, o escaneamento intraoral também ajuda no tratamento do bruxismo, confecção de coroas, guias periodontais, guias cirúrgicos para implantes, prótese dentaria, implantes e muitos outros.
Na Digitalvolp, somos especialistas em escaneamento intraoral e guia cirúrgico para cirurgia guiada. Temos equipamentos de última geração e uma equipe especializada nesse tipo de procedimento. Se você precisa realizar o escaneamento intraoral e outros exames de imagem, não perca tempo e marque já uma consulta. Esperamos você!