
A tomografia odontológica é um exame que utiliza raios X para replicar imagens da boca em três dimensões
A tomografia dentária é um exame realizado na odontologia para replicar imagens de uma região específica da boca com mais detalhes, ou abranger toda a arcada de maneira que mostre uma região maior.
É um exame computadorizado que possibilita a reprodução total das arcadas dentárias, para que o diagnóstico seja definido com mais precisão e agilidade.
O dentista consegue efetuar uma melhor distinção entre os tecidos, tendo em vista a maior sensibilidade na coleta da imagem. O procedimento também auxilia na detecção de anomalias, sem que o paciente necessite ser submetido a ações invasivas.
Para realizar o exame, o paciente deve se sentar em uma cabine. O aparelho faz um movimento de rotação de 360º em torno da cabeça da pessoa que está sendo examinada.
Por meio da movimentação, o raio-X alcança todo o complexo mandíbulo-maxilar. De tal forma, a cada determinado grau de giro, se obtém uma imagem completa do rosto do paciente.
No momento da realização do exame, alguns cuidados devem ser tomados, como ter a garantir de que foram retirados todos os objetos metálicos do local. Além disso, o fornecimento de equipamento de proteção é necessário e por último o paciente precisa fazer jejum de até uma hora antes de realizar o exame.
A tomografia odontológica é um exame que tem o objetivo de reproduzir imagens da boca do paciente de forma tridimensional, de modo que garanta ao dentista uma maior facilidade em algumas situações.
A tomografia na odontologia pode ser usada com diversos fins, sendo eles:
- – Identificação de doenças (como cistos, tumores e/ou corpos estranhos;
- – Diagnosticar algum trauma na região da boca;
- – Identificar e analisar dentes não visíveis;
- – Avaliar a situação da ATM;
- – Localizar as melhores localizações para implantes;
- – Identificar a localização de nervos para auxiliar durante cirurgias;
- – Analisar possíveis problemas nos seios do rosto.
- Saiba identificar as diferenças entre raio X e tomografia:
- – A radiografia entrega uma imagem 2D e a tomografia uma imagem 3D;
- – A radiografia garante uma visualização melhor da raiz dos dentes, já a tomografia entrega uma imagem que garante uma visualização melhor dos músculos e nervos da boca;
- – A tomografia garante a possibilidade de se evitar possíveis complicações em procedimentos cirúrgicos como dano a algum nervo, além de garantir uma maior pré-visualização da situação óssea para a instalação de implantes;
- – A radiografia panorâmica, por conta da melhor definição da parte óssea, garante a melhor identificação de possíveis problemas na polpa dentária, fraturas, cáries e o acompanhamento de enxertos ósseos.
A Digital Volp traz um novo conceito em odontologia. Aliado ao conforto, técnicas avançadas e equipe qualificada. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços.