Categorias
Radiografia

Saiba da importância da radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica odontológica é a técnica radiográfica que permite a captura da mandíbula e do maxilar no mesmo quadro. Dessa forma, em uma única imagem, é possível observar todas as estruturas do complexo maxilomandibular, o que a torna útil em todas as especialidades odontológicas.

Ela é a escolha ideal para a identificação patologias nos dentes e ossos da face. Para os cirurgiões-dentistas, é uma das mais eficientes formas de se conseguir avaliar várias especialidades da área clínica, como a traumatologia maxilofacial, a implantodontia e a periodontia.

Além do mais, a clínica panorâmica odontológica pode ser bem útil para as áreas que restauram a estética e a funcionalidade oral, como a prótese e a ortodontia.

Apesar da boca ser uma estrutura curva, o ortopantomógrafo (aparelho de radiografia panorâmica) consegue obter uma imagem plana sem afetar a visualização dos seus componentes. Por isso, é indicada para uma primeira avaliação, mas também poderá ser solicitada durante e após o tratamento. Obtendo registros de todas as etapas de um procedimento.

Essa medida é importante para o profissional registrar a evolução apresentada pelo paciente conforme os métodos empregados desde o início do relacionamento entre dentista e paciente até o fim do tratamento.

A radiografia panorâmica odontológica é feita em película por muitos laboratórios, porém atualmente a clínica panorâmica odontológica mais modernas, como a Digitalvolp, lidam com o ortopantomógrafo digital, permitindo a edição e o compartilhamento das imagens em qualquer dispositivo.

A imagem com o ortopantomógrafo é captada da seguinte forma, esse aparelho possui dois lados, um deles com um tubo que emite os feixes de raio-x, e o lado oposto com um detetor para captá-los. O aparelho usa apenas uma pequena dose de radiação ionizante para obter a imagem. Depois, ela é enviada para a tela do computador.

Para a obtenção da imagem, o radiologista posiciona a cabeça do paciente entre as duas estruturas do aparelho. Para que não haja retrabalhos, ele ficar completamente imóvel. Alguns profissionais oferecem uma boqueira para que o paciente mantenha e não faça a oclusão ou sobreposição dos dentes.

Depois disso, o tubo de raio-x move-se ao redor da cabeça do paciente, emitindo os feixes que vão ser captados digitalmente e formar a imagem radiográfica.

Veja quais as vantagens de realizar a radiografia panorâmica odontológica:

  • A visualização global da arcada dentária do paciente facilita o acompanhamento, o planejamento e o diagnóstico de uma patologia;
  • Possibilidade de observar todas as estruturas do complexo maxilomandibular, como os dentes, seios maxilares e as articulações entre a mandíbula e o crânio;
  • Útil para todas as especialidades em Odontologia, incluindo cirurgiões-dentistas;
  • Pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças;
  • Baixa superexposição aos raio-x;
  • Também adotada por médicos.

Por fim, quais as indicações para realizar esse exame?

Os exames de imagem são indicados principalmente para detectar lesões ou doenças no maxilar; analisar fraturas ou dentes impactados; avaliar o crescimento e desenvolvimento dental; verificar anomalias e planejar pré-operatórios. Apesar do receio de alguns pacientes em fazer exames que envolvam raio x com frequência, a modernidade deixou o exame bastante seguro, com aparelhos tecnológicos que emitem baixa quantidade de radiação, não sendo prejudiciais à saúde.

Uma das únicas ressalvas envolvem as gestantes. Mesmo com o baixo risco, mulheres grávidas devem comunicar ao dentista antes de realizarem esse tipo de exame.

Agora que você já sabe como a radiografia panorâmica odontológica funciona, acesse o site da Digitalvolp e tenha os melhores profissionais e equipamentos do mercado de clínica panorâmica odontológica.

Categorias
Ortodontia

Qual a importância da documentação ortodôntica?

Nesse texto você irá entender por que a documentação odontológica é o que guia seu tratamento

Primeiro, precisamos entender o que é documentação ortodôntica é o conjunto de exames e procedimentos necessários para o profissional diagnosticar e definir o tratamento adequado em seus dentes. A documentação ortodôntica também será utilizada no desenrolar do tratamento ortodôntico, auxiliando o profissional.

Há vários tipos de documentação ortodôntica, porém todas elas têm a mesma finalidade, que é proporcionar ao paciente um estudo das imagens para planejar e propor um plano de tratamento ortodôntico. Todos esses exames são realizados nas clínicas de radiologia e imagiologia odontológica. Esse protocolo de exames fornece uma série de informações essenciais que definem o tipo de tratamento e a estratégia mais adequada para o seu tratamento ortodôntico.

Na clínica documentação ortodôntica você terá um tratamento composto por vários processos, são eles:

  • Radiografia panorâmica (em que todos os dentes podem ser observados);
  • Telerradiografia Lateral (em que se observa a cabeça do paciente lateralmente);
  • Periapicais (radiografias dos incisivos);
  • Radiografia Carpal ou Mão e Punho (para identificar a idade óssea do paciente, especialmente em crianças e adolescentes);
  • Modelos de gesso;
  • Fotografias intra e extrabucais.

Além esses passos acima, o ortodontista pode pedir também exames específicos para cada caso, tomografia e radiografias para a avaliação. Exames esses que podem ser encontrados na Digitalvolp.

Afinal, a finalidade da documentação ortodôntica é detectar, avaliar e diagnosticar condições ou alterações da boca ou orais. Essas alterações podem prejudicar a mastigação, deglutição (ato de engolir os alimentos), escovação, higienização dos dentes e podem gerar um desconforto e insatisfação da aparência dos dentes e rosto (face).

A desarmonia da mordida associada a falta de alinhamentos dos dentes representa um dos principais motivos da procura de tratamento ortodôntico. E nesse caso, você pode procurar um profissional de saúde com formação de cirurgião-dentista, dentista ou odontólogo, inclusive na Digitalvolp encontra profissionais experientes qualificados para acompanhar seu tratamento.

Quais exames compõem a documentação ortodôntica?

Os exames que compõem a documentação ortodôntica são numerosos. Os tipos de exames a ser solicitado pelo seu dentista, odontólogo ou ortodontista depende de cada caso. Em geral, a maior parte dos profissionais tem um protocolo individualizado para cada paciente, a depender da necessidade e complexidade do seu tratamento. Os exames que compõem a documentação ortodôntica são:

  • Radiografias (raio-X) intrabucais.
  • Radiografias (raio-X) panorâmica ou ortopantomografia, telerradiografia lateral ou radiografia (raio-X) cefalométrica lateral.
  • Modelos (convencional ou digital).
  • Fotografias odontológicas
  • Tomografia computadorizada odontológica (tomografia odontológica, tomografia volumétrica, tomografia computadorizada de feixe cônico ou cone-beam).
  • Escaneamento intraoral.
  • Estereofotogrametria ou escaneamento extraoral.

Por fim, o tratamento ortodôntico é um processo que pode levar um algum tempo. Com a Digitalvolp você terá uma clínica documentação ortodôntica com todo o suporte necessário e o melhor trabalho executado pelos nossos profissionais.

Categorias
Ortodontia

O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico?

A correção do posicionamento dentário é um dos principais motivos que levam as pessoas ao dentista, por um serie de fatores como a autoestima

Entenda que colocar aparelho vai muito além de moda ou status, é um tratamento sério que envolve estruturas nobres e deve ser feito apenas quando realmente foi necessário e tiver uma indicação de correção dentária.

Resumindo, o aparelho ortodôntico é um dispositivo utilizado pelo ortodontista com a finalidade de realizar movimentações e correções nas arcadas dentárias superior e inferior. Este aparelho pode ser fixo ou removível e pode ser feito de diversos materiais desde acrílicos, metálicos e até de material cerâmico.

E para que avaliação e o planejamento do tratamento aconteça da melhor forma é preciso realizar um conjunto de exames que juntos são denominados de documentação ortodôntica. É através dessa documentação que é possível diagnosticar a situação em que se encontram as arcadas dentárias do paciente e planejar as necessidades de tratamento e forma como o aparelho dentário será utilizado.

Nossa clinica documentação aparelho disponibiliza essa modalidade, pois traz segurança e objetividade para que o ortodontista possa otimizar o tratamento de seu paciente realizando os movimentos dentários posteriormente baseado nos conhecimentos anteriores de cada paciente.

Muitas pessoas optam por colocar aparelho ortodôntico sem a documentação e este pode ser talvez o erro mais grave, pois tentar economizar neste momento e não realizar as radiografias e exames necessários pode prejudicar todo o tratamento.

Acompanhe agora a trajetória adequada e os cuidados, antes de colocar o aparelho dental na boca.

– Exames clínicos

Uma clinica na qual o dentista verifica a condição dos dentes antes de colocar o aparelho. São verificadas as condições atuais do paciente, por exemplo, se tem cáries, gengivite ou demais problemas de saúde bucal.

Pois é necessário corrigir a higienização ou tratar a doença, na qual são problemas sérios e que precisam ser reparados. Depois então, é necessário adotar o aparelho nos dentes.

Ao colocar o aparelho dental, ficará mais difícil do profissional cuidar destas complicações de saúde bucal, já que o espaço na boca ficará reduzido para ser analisado e tratado.

– Diagnóstico com a documentação ortodôntica

Vários exames são propostos pelo dentista, com a intenção de descobrir como está a arcada dentária do paciente, qual o tratamento que deve ser seguido, as limitações do usuário e o tempo que será exigido para completar o tratamento com sucesso.

– Alimentação e limpeza dos dentes

Por fim, procure por alimentos bem cortados, menos duros e menos fibrosos, para que no momento da mastigação, não quebre um dos componentes do aparelho dental. Quem utiliza aparelho fixo deve se atentar a isso. Evite também, comida que seja grudenta ou açucarada. Restos de bala ou goma de mascar podem ficar presos no aparelho, o que propicia o aparecimento de bactérias.

Antes de inserir nos dentes, faça o planejamento e o diagnóstico completo da sua arcada dentária. A clínica documentação aparelho, como a Digitalvolp, te dará todo o suporte necessário do antes e depois do tratamento.

Categorias
Sem categoria

Conheça sobre o raio X odontológico e as principais opções

A região da boca é analisada por meio do raio X odontológico, podendo detectar um dente incluso, alguns tipos de lesões, como granulomas ou cistos próximos à raiz do dente, e inúmeras outras patologias da suade bucal.

O exame de raio X é feito o uso de uma espécie de radiação capaz de penetrar no corpo humano. Os raios atravessam estruturas como órgãos e ossos e, em seguida, entram em contato com uma chapa posicionada atrás do paciente, formando a imagem. Assim podendo detectar possíveis problemas dentários, como os citados acima.

Na nossa clínica raio X odontológico, os raios são lançados na região da boca, seja na totalidade ou em um local específico. Esse exame é considerado seguro, representando uma dose de cerca de 0,00001 rad. De qualquer forma, mesmo que o nível de radiação não seja intenso, o procedimento deve ser realizado com cautela para que o paciente e os profissionais envolvidos não sofram superexposição.

Durante o raio X odontológico costuma ser avaliado algumas solicitações pedidas pelos dentistas com as seguintes finalidades:

  • Planejar um tratamento com aparelho ortodôntico ou alinhador transparente
  • Avaliar lesões em ossos ou em dentes impactados (que não nasceram)
  • Planejar a colocação de implantes
  • Planejar cirurgias
  • Avaliar a necessidade de extração de dentes, comum nos terceiros molares (dentes do siso)
  • Analisar fraturas na mandíbula
  • Examinar lesões na região da boca, do maxilar e da mandíbula
  • Verificar a presença de outras alterações na região

E para que as avaliações sejam feitas de forma correta, é preciso escolher qual a melhor opção dos tipos de raio X odontológico existentes. Vamos conferir cada umas delas:

– Raio X Intrabucal

  • Periapical: Permite visualizar com detalhes um dente ou um grupo de dentes, desde o topo até o osso que os sustentam. Serve para avaliar a coroa e as raízes do dente, diagnosticando a existência de cáries e outras lesões.
  • Interproximal: Utilizado para visualizar as arcadas dentárias superior e inferior. Por meio do exame, o dentista observa como os dentes se tocam uns nos outros e detecta ou descarta a existência de cáries interproximais.
  • Oclusal: Por meio da radiografia oclusal é possível visualizar o assoalho da boca, descobrindo dentes impactados, por exemplo. O exame também serve para avaliar a posição de raízes residuais e de dentes extranumerários.

– Raio X Extrabucal

O raio X extrabucal podem abranger muitos tipos: lateral, lateral oblíqua, frontal, de atm., panorâmica e diversos outros.

No caso da panorâmica é permitido visualizar a área da boca de maneira completa, incluindo dentes, mandíbulas e seios nasais. Para isso, utiliza-se um aparelho giratório, que ronda o rosto do paciente.

A Digitalvolp é uma clínica raio X odontológico que disponibiliza outros equipamentos para atender seus pacientes com o máximo de qualidade possível.