A região da boca é analisada por meio do raio X odontológico, podendo detectar um dente incluso, alguns tipos de lesões, como granulomas ou cistos próximos à raiz do dente, e inúmeras outras patologias da suade bucal.
O exame de raio X é feito o uso de uma espécie de radiação capaz de penetrar no corpo humano. Os raios atravessam estruturas como órgãos e ossos e, em seguida, entram em contato com uma chapa posicionada atrás do paciente, formando a imagem. Assim podendo detectar possíveis problemas dentários, como os citados acima.
Na nossa clínica raio X odontológico, os raios são lançados na região da boca, seja na totalidade ou em um local específico. Esse exame é considerado seguro, representando uma dose de cerca de 0,00001 rad. De qualquer forma, mesmo que o nível de radiação não seja intenso, o procedimento deve ser realizado com cautela para que o paciente e os profissionais envolvidos não sofram superexposição.
Durante o raio X odontológico costuma ser avaliado algumas solicitações pedidas pelos dentistas com as seguintes finalidades:
- Planejar um tratamento com aparelho ortodôntico ou alinhador transparente
- Avaliar lesões em ossos ou em dentes impactados (que não nasceram)
- Planejar a colocação de implantes
- Planejar cirurgias
- Avaliar a necessidade de extração de dentes, comum nos terceiros molares (dentes do siso)
- Analisar fraturas na mandíbula
- Examinar lesões na região da boca, do maxilar e da mandíbula
- Verificar a presença de outras alterações na região
E para que as avaliações sejam feitas de forma correta, é preciso escolher qual a melhor opção dos tipos de raio X odontológico existentes. Vamos conferir cada umas delas:
– Raio X Intrabucal
- Periapical: Permite visualizar com detalhes um dente ou um grupo de dentes, desde o topo até o osso que os sustentam. Serve para avaliar a coroa e as raízes do dente, diagnosticando a existência de cáries e outras lesões.
- Interproximal: Utilizado para visualizar as arcadas dentárias superior e inferior. Por meio do exame, o dentista observa como os dentes se tocam uns nos outros e detecta ou descarta a existência de cáries interproximais.
- Oclusal: Por meio da radiografia oclusal é possível visualizar o assoalho da boca, descobrindo dentes impactados, por exemplo. O exame também serve para avaliar a posição de raízes residuais e de dentes extranumerários.
– Raio X Extrabucal
O raio X extrabucal podem abranger muitos tipos: lateral, lateral oblíqua, frontal, de atm., panorâmica e diversos outros.
No caso da panorâmica é permitido visualizar a área da boca de maneira completa, incluindo dentes, mandíbulas e seios nasais. Para isso, utiliza-se um aparelho giratório, que ronda o rosto do paciente.
A Digitalvolp é uma clínica raio X odontológico que disponibiliza outros equipamentos para atender seus pacientes com o máximo de qualidade possível.