A radiografia panorâmica odontológica é a técnica radiográfica que permite a captura da mandíbula e do maxilar no mesmo quadro. Dessa forma, em uma única imagem, é possível observar todas as estruturas do complexo maxilomandibular, o que a torna útil em todas as especialidades odontológicas.
Ela é a escolha ideal para a identificação patologias nos dentes e ossos da face. Para os cirurgiões-dentistas, é uma das mais eficientes formas de se conseguir avaliar várias especialidades da área clínica, como a traumatologia maxilofacial, a implantodontia e a periodontia.
Além do mais, a clínica panorâmica odontológica pode ser bem útil para as áreas que restauram a estética e a funcionalidade oral, como a prótese e a ortodontia.
Apesar da boca ser uma estrutura curva, o ortopantomógrafo (aparelho de radiografia panorâmica) consegue obter uma imagem plana sem afetar a visualização dos seus componentes. Por isso, é indicada para uma primeira avaliação, mas também poderá ser solicitada durante e após o tratamento. Obtendo registros de todas as etapas de um procedimento.
Essa medida é importante para o profissional registrar a evolução apresentada pelo paciente conforme os métodos empregados desde o início do relacionamento entre dentista e paciente até o fim do tratamento.
A radiografia panorâmica odontológica é feita em película por muitos laboratórios, porém atualmente a clínica panorâmica odontológica mais modernas, como a Digitalvolp, lidam com o ortopantomógrafo digital, permitindo a edição e o compartilhamento das imagens em qualquer dispositivo.
A imagem com o ortopantomógrafo é captada da seguinte forma, esse aparelho possui dois lados, um deles com um tubo que emite os feixes de raio-x, e o lado oposto com um detetor para captá-los. O aparelho usa apenas uma pequena dose de radiação ionizante para obter a imagem. Depois, ela é enviada para a tela do computador.
Para a obtenção da imagem, o radiologista posiciona a cabeça do paciente entre as duas estruturas do aparelho. Para que não haja retrabalhos, ele ficar completamente imóvel. Alguns profissionais oferecem uma boqueira para que o paciente mantenha e não faça a oclusão ou sobreposição dos dentes.
Depois disso, o tubo de raio-x move-se ao redor da cabeça do paciente, emitindo os feixes que vão ser captados digitalmente e formar a imagem radiográfica.
Veja quais as vantagens de realizar a radiografia panorâmica odontológica:
- A visualização global da arcada dentária do paciente facilita o acompanhamento, o planejamento e o diagnóstico de uma patologia;
- Possibilidade de observar todas as estruturas do complexo maxilomandibular, como os dentes, seios maxilares e as articulações entre a mandíbula e o crânio;
- Útil para todas as especialidades em Odontologia, incluindo cirurgiões-dentistas;
- Pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças;
- Baixa superexposição aos raio-x;
- Também adotada por médicos.
Por fim, quais as indicações para realizar esse exame?
Os exames de imagem são indicados principalmente para detectar lesões ou doenças no maxilar; analisar fraturas ou dentes impactados; avaliar o crescimento e desenvolvimento dental; verificar anomalias e planejar pré-operatórios. Apesar do receio de alguns pacientes em fazer exames que envolvam raio x com frequência, a modernidade deixou o exame bastante seguro, com aparelhos tecnológicos que emitem baixa quantidade de radiação, não sendo prejudiciais à saúde.
Uma das únicas ressalvas envolvem as gestantes. Mesmo com o baixo risco, mulheres grávidas devem comunicar ao dentista antes de realizarem esse tipo de exame.
Agora que você já sabe como a radiografia panorâmica odontológica funciona, acesse o site da Digitalvolp e tenha os melhores profissionais e equipamentos do mercado de clínica panorâmica odontológica.